Incríveis fotos das últimas tribos indígenas no mundo

No final dos anos 90, o fotógrafo inglês Jimmy Nelson ficou fascinado pelos últimos resquícios de tribos indígenas em torno do mundo. Ele levou uma década para começar a documentar suas vidas fascinantes, mas uma vez que o trabalho iniciou, o que saiu de sua câmera foi algo hipnotizante, um vislumbre de um universo paralelo aos nossos olhos ocidentais, mas repleto de nossa imutável e compartilhada humanidade.

A jornada de Nelson cobriu todo o mundo, dos pampas da América do Sul aos confins da Mongólia, passando pelos desertos da África e as estepes da Sibéria. Ele descreve:

Eu queria criar um ambicioso documento fotográfico e estético que passaria pelo teste do tempo. Um trabalho de corpo, que seria um registro etnográfica insubstituível de um mundo a desaparecer rapidamente.

Informações da jornada podem ser encontradas no site do projeto: beforethey.com. Os magníficos resultados estão agora compilados no livro “Before They Pass Away” (“Antes que eles morram”, em tradução livre), um volume de generoso formato que traz uma seleção de 500 das impressionantes fotos de Nelson. Você pode ver algumas delas a seguir.

 

Por fim, veja este making-of de uma possível série sobre o trabalho de Nelson. Neste episódio, o fotógrafo e sua equipe viajaram para Vanuatu, uma cadeia de 83 ilhas, das quais visitaram 5, registrando uma tribo em cada uma.

Deixe uma resposta