Futebol é a tradição de Natal na Inglaterra

Boxing Day
Quem acha que é o Brasil o país do futebol, está enganado. O amor inglês pelo futebol é tão grande, que eles conseguem criar um feriado nacional logo depois do Natal, o Boxing Day. É uma tradição que remonta de 1860 e faz com que partidas locais caiam obrigatoriamente no dia 26 de dezembro, em vez de serem sorteadas pelo computador.

Na verdade, a perspectiva do futebolzinho do dia seguinte é um alívio para os britânicos, após a rígida e cansativa rotina do dia natalino. A oportunidade de dar uma fugida da família depois de uma ceia de Natal que inclui quase sempre tensões e conflitos familiares, é uma tradição a Grã-Bretanha tem de mais caro.

Também chamado Dia de Santo Estêvão, a origem do nome “Boxing Day” é desconhecida. Uma teoria sugere que a data era um dia de folga para os funcionários que receberiam uma caixa de Natal de seus patrões para levar para suas famílias. Outra diz que haviam navios que levavam uma caixa selada cheia de dinheiro a bordo para dar sorte. Se a viagem fosse um sucesso, a caixa seria dada à igreja e o conteúdo doado aos pobres neste dia.

Ao planejar sua viagem para a Inglaterra no Natal, não esqueça da tradição e compre seu ingresso!

(Saiba mais desta tradição no artigo Games and More Games on Day After Christmas do New York Times.)

Deixe uma resposta