As surpresas do centro de Buenos Aires

caminhos-do-mundo-buenos-aires-banco-de-la-nacionEm uma primeira viagem à bela Buenos Aires, um passeio ao Centro da cidade pode ser cheio de surpresas. Confira nossa dica de roteiro!

Comece pela Plaza de Mayo, ponto de referência no centro da cidade e famosa pelas manifestações das “Mães da Praça de Maio” (cuja história foi contada no filme argentino vencedor do Oscar “La historia oficial“), a praça tem como destaques a Pirámide de Mayo e o monumento ao Gal. Manuel Belgrano.

Em volta da praça há vários locais de interesse:

  • Casa Rosada: sede do governo federal, abriga o Museo del Bicentenario (de 4a. a domingo e feriados, das 11 às 18h; ingressos gratuitos; telefone 4344-3802, email museo@presidencia.gov.ar). Aos fins-de-semana e feriados, há visitas guiadas bilíngues, inclusive em Português, com duração de uma hora (das 10 às 18 horas; ingressos gratuitos; email museovisitasguiadas@presidencia.gov.ar).
  • Banco de la Nación Argentina: belíssimo prédio, com suas portas imensas.
  • Catedral Metropolitana de Buenos Aires: maior templo católico da província, tem perfil incomum em catedrais, sem torres e parecido com um templo grego clássico (visitas todos os dias, consultar agenda).
  • caminhos-do-mundo-buenos-aires-cabildoCabildo de Buenos Aires: prédio onde foi o ayuntamiento (prefeitura) da cidade e também uma prisão. Nele se encontra o Museo Nacional del Cabildo y la Revolución de Mayo, onde se pode ver diversos objetos, quadros, joias e retratos que contam a história do edifício (de 4a. a domingos e feriados, das 11h30 às 16h30; telefone 4334-1782, email cabildomuseo_nac@cultura.gov.ar). Não perca a feira de artesanato que ocorre periodicamente no pátio do prédio (consulte os horários).

Dica: Na praça encontra-se o final das linhas A, D e E do subte (metrô de Buenos Aires). 

Para uma bela refeição ou um lanche rápido, procure pelo restaurante Cabildo de Buenos Aires, atrás do próprio, onde pode-se comer muito bem. (Perú 86 esquina Av. de Mayo; telefone 4331-2680)

Dica: Uma coisa curiosa dos restaurantes em Buenos Aires é que muitos também são confeitarias. É interessante que vários deles têm doces e salgados à porta. É para chamar atenção (e aguçar a gula) dos clientes. Aproveite e coma várias medialunas, o “croissant” argentino.

Próximo à praça, seguindo pela Avenida de Mayo, está localizado o Edificio La Prensa, onde se encontra o Espacio Casa de la Cultura. Inaugurado em 1898, o prédio é um exemplo da arquitetura portenha do final do século XIX, inspirado na estética da Escola de Belas-Artes de Paris, com fachadas no estilo “Garnier”. Há visitas guiadas de uma hora que contam a história do local, incluindo o palácio do governo de Buenos Aires (sábados, às 16 e 17h, domingos das 11 às 16h; ingressos gratuitos; telefone 4323-9489).

caminhos-do-mundo-buenos-aires-9-de-julioContinuando o passeio chega-se à Avenida 9 de Julio, larga avenida que atravessa a cidade. Ao Norte, temos o cruzamento com a avenida Corrientes, onde fica a Plaza de La República. Nela podemos encontrar o Obelisco de Buenos Aires, um dos marcos da cidade, erguido em comemoração aos 400 anos de sua fundação. Ainda na praça, também podemos ver os escudos representando todas as províncias da Argentina.

Continuando pela avenida, encontramos o famoso Teatro Colón, a principal casa de ópera da Argentina e considerado um dos cinco melhores teatros do mundo. Além dos espetáculos, a visita guiada ao teatro é obrigatória para se conhecer não só sua história mas todo o ambiente e produção de uma ópera (todos os dias, das 9 às 17 horas; telefone 4378-7127, email visitasguiadas@teatrocolon.org.ar).

caminhos-do-mundo-buenos-aires-cafe-tortoniPara completar, um jantar no charmoso Café Tortoni  (av. de Mayo 825; telefone 4342-4328, email tortoni@cafetortoni.com.ar), um dos símbolos da cidade, inaugurado em 1858, que abriga uma escola de tango. Consulte o saite do café para conhecer a agenda de espetáculos.

Dica: Os cafés em Buenos Aires são chiquérrimos, mas as melhores mesas são para os fumantes.

Acesse nosso mapa Caminhos de Buenos Aires no Google Maps, para ajudá-lo a planejar seu passeio!

Consulte nossa lista Caminhos de Buenos Aires no Foursquare para conhecer mais dicas da cidade e locais interessantes para visitar!

E deixe seu comentário sobre nosso roteiro!

 

 

Deixe uma resposta