A lenda da Padeira de Aljubarrota

Estátua da Padeira de AljubarrotaAljubarrota é uma vila portuguesa antiquíssima, pertencente ao concelho de Alcobaça, em Portugal. (Concelho é  uma subdivisão governamental, como um município, por exemplo.) Foi nas suas proximidades que se travou uma das mais decisivas batalhas pela independência nacional — a Batalha de Aljubarrota, em 14 de agosto de 1385, que deu a vitória ao rei D. João I contra os invasores castelhanos. Tornou-se um dos mais fortes símbolos de independência, coesão e orgulho de Portugal.

Uma tradição portuguesa em torno da batalha conta que uma mulher chamada Brites de Almeida, lembrada como a Padeira de Aljubarrota, iludiu, emboscou e matou pelas próprias mãos alguns castelhanos em fuga. A lenda diz que a mulher — “feia, com ares de homem” — lutou de fato na guerra.

Um dia, ao voltar para casa para descansar, notou a presença de alguém. À espreita, encontrou no forno da padaria sete castelhanos que tinham fugido e se escondido ali. Não teve dúvidas: pegou a pá que usava para meter seus pães no forno e deu-lhes até matar a todos.

Todo o dia 14 de agosto, a vila é palco de uma feira medieval, realizada anualmente, comemorando a célebre batalha. É o Dia da Padeira de Aljubarrota.

Clique aqui para ver mais fotos de Aljubarrota.

Deixe uma resposta